ESSES BOLINHOS SÃO EXTREMAMENTE DELICIOSOS, SE TORNOU MINHA SOBREMESA FAVORITA! AMO!!! (veja como fazer)

Postado por , no dia 07 de fevereiro de 2019 em Sem categoria
Captura de Tela 2019-02-07 às 22.21.11

Modo de Preparo

Ingredientes
“Serve de 12 a 16 porções”

Massa de Pão
1/2 xícara (125 ml) de leite
1/2 xícara (125 ml) de água morna
1/3 de xícara (80ml) de açúcar granulado
2,5 colher de chá (12,5 ml) de fermento seco ativado
1/3 de xícara (80 ml) de manteiga sem sal amolecida
2 ovos grandes
3,5 xícaras (875ml) de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá (2,5 ml) de canela moída (opcional)
Cobertura
2/3 xícara (140ml) de farinha de trigo
2/3 xícara (140ml) de açúcar branco granulado
1/2 de xícara (125ml) de manteiga sem sal amolecida
1,5 colher de chá (7,5 ml) de extrato de baunilha
1 colher de chá (5 ml) de canela (opcional)
2 colheres de sopa (30 ml) de cacau em pó sem açúcar (opcional)
Corante para alimentos de sua escolha (opcional)

 

Parte1

Preparando a Massa

 

1

Teste o fermento. Despeje água morna em uma vasilha grande. Junte o fermento e 2 colheres de sopa (30 ml) de açúcar granulado até misturar bem. Deixe a mistura descansar por 10 minutos.

  • A água deve estar bem mais quente que a temperatura ambiente, mas não o suficiente para soltar vapor.
  • À medida que o fermento se estabiliza, uma espuma deve começar a se formar. Se não houver espuma após os 10 minutos, o fermento pode estar morto e a massa não irá crescer. Se este for o caso, você deve começar novamente com outro pacote de fermento.
2

Escalde o leite. O leite deve estar pelo menos tão quente quanto a água. Despeje-o em uma panela pequena e aqueça lentamente em fogo médio-baixo, mexendo continuamente para evitar que queime. Retire o leite do fogo assim que o vapor começar a se formar.

  • Reserve o leite de lado para que esfrie por alguns minutos. Quando parar de soltar vapor, o leite deverá estar frio o suficiente.
3

Misture o leite, o fermento com água e os demais ingredientes da massa.Despeje o leite quente no fermento testado. Adicione também o restante do açúcar, a manteiga sem sal, os ovos, o sal, a canela e metade da farinha. Mexa até misturar bem.

  • Você poderia tentar misturar a massa com uma colher, mas os resultados são melhores utilizando as mãos, especialmente conforme você adiciona mais farinha e a massa começa a ficar mais grossa.
  • Se você tiver uma batedeira com um anexo para massas, você pode usá-lo no lugar das mãos.
4

Aos poucos, adicione a farinha restante. Divida a farinha restante em três partes. Coloque um terço de cada vez, misturando bem após cada adição. Continue misturando após a adição final até que a massa esteja totalmente uniforme.

  • Não adicione toda a farinha de uma só vez. Misturar a farinha na massa aos poucos torna o processo mais simples e garante que os ingredientes úmidos sejam misturados de forma mais igual.
  • Continue misturando com as mãos. Você também pode usar uma batedeira com um anexo para massas, como já mencionado.
5
Sove a massa. Vire a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Polvilhe as mãos com farinha e sove a massa por 5 a 10 minutos, até que ele esteja menos pegajosa e com textura mais lisa e elástica.

  • Se a massa começar a grudar neste ponto, polvilhe mais farinha em cima do balcão, das mãos, ou sobre a própria massa. Não adicione muita farinha neste momento, mas use o suficiente para impedir que a massa grude em tudo que tocar.
6
Deixe crescer até dobrar de tamanho. Coloque a bola de massa em uma tigela untada e cubra com filme plástico ou uma toalha de prato molhada. Deixe a massa descansando em um local morno por 45 a 60 minutos, ou até que tenha dobrado de tamanho.

  • A tigela deve ter o dobro do tamanho original da massa, permitindo assim que ela tenha espaço para crescer.
  • Use spray de cozinha antiaderente ou óleo vegetal para cobrir a tigela antes de colocar a massa. Isso impede que ela grude.
  • Idealmente, a massa deve descansar a uma temperatura de 24 graus Celsius enquanto cresce. Uma opção é pré-aquecer o forno em sua temperatura mais baixa, desligá-lo e colocar a massa ali, ainda quente e com a porta do forno ligeiramente aberta.
Parte2

Preparando a Massa Cobertura

1

Bata a manteiga e o açúcar. Combine a manteiga sem sal e açúcar em uma tigela grande. Bata os dois juntos com uma batedeira em velocidade média até a mistura ficar macia e menos densa.

  • Use o açúcar de confeiteiro se quiser que a sua cobertura fique mais suave. Se preferir uma textura um pouco mais granulada, use o açúcar granulado.
2

Adicione a baunilha e a farinha. Adicione o extrato de baunilha e a farinha na vasilha. Bata com a batedeira em velocidade média-baixa até ficar bem misturado.

  • A massa resultante deve lembrar um pouco massa de biscoito/cookie.
  • Se você quiser adicionar um pouco de canela na cobertura, faça isso quando você for colocar a baunilha e a farinha.
3

Divida pela metade. Separe a cobertura em duas porções iguais. Uma parte pode permanecer na tigela atual, mas a segundo deve ser transferida para outro recipiente.

  • Seguindo estas instruções, você pode criar simultaneamente uma cobertura de chocolate e uma colorida de baunilha. Se você só quiser fazer um tipo de cobertura para as conchas, você não precisa dividir a massa e pode prosseguir adicionando os demais ingredientes à mesma tigela.
4

Adicione o cacau a uma das metades. Polvilhe o cacau em pó sobre uma das metades da massa de farinha. Misture-o na massa com as mãos ou uma colher até que toda a metade tenha uma coloração marrom forte e uniforme.

  • Note que o cacau em pó é algo tecnicamente opcional. Se você não quiser uma cobertura de chocolate, pule este passo. Deixe a massa incolor ou adicione um corante como instruído para a segunda metade.
  • Da mesma forma, você poderia usar o cacau em pó para dar sabor e cor a toda a massa. Para isso, basta dobrar a quantidade de cacau em pó e adicioná-lo ao lote inteiro.
5

Adicione corante de alimentos na outra metade. Adicione entre 6 a 12 gotas do corante alimentar de sua escolha à outra metade. Trabalhe a massa com as mãos ou uma colher até que a cor tenha se espalhado de maneira uniforme por todo o conteúdo.

  • Note que você pode adicionar mais corante se quiser uma tonalidade mais profunda.
  • Se você não quiser usar corante alimentar, você pode colorir esta metade também com cacau em pó ou deixá-la incolor.
Parte3

Montando as Conchas

1

Divida a massa em 12 a 16 porções. Pressione levemente a massa já crescida. Separe a massa inteira em 12 a 16 porções de tamanho uniforme, e enrole cada uma delas em forma de bola.

  • Espalhe essas bolas de massa em duas assadeiras levemente untadas. Deixe pelo menos 7,5 cm de espaço entre cada bola de massa.
  • Pressione suavemente cada pedaço de massa para achatá-lo um pouco. As porções devem ser redondas, mas a parte superior deve ser um pouco achatada para que a massa da cobertura seja adicionada.
2

Divida a cobertura pelo mesmo número de porções. Separe a cobertura em 12 ou 16 peças, dependendo do número de porções de massa que você fez. Certifique-se que metade das massas leva chocolate e a outra metade baunilha.

  • Enrole cada pedaço da massa de cobertura também em formato de bola.
  • Coloque cada bola, uma de cada vez, entre dois pedaços de filme plástico ou papel manteiga. Pressione para baixo com as mãos ou com um rolo para achatar a bola em um círculo. Cada círculo deverá ser grande o suficiente para cobrir completamente a parte superior de uma das massas de pão.
3

Coloque as bolinhas sobre as massas de pão. Disponha os círculos achatados de cobertura nos rolos de pão, uma peça de cobertura por cada rolo. Cuidadosamente pressione para baixo ao redor da borda da massa de cobertura para fixá-la na massa de pão.

  • As duas massas não precisam ser misturadas, mas eles devem ficar presas de forma segura. Para testar se estão firmes, vire cuidadosamente uma unidade de cabeça para baixo após a colocação da cobertura. A cobertura deve permanecer presa. Se ela cair ou ameaçar se desprender, pressione-a com um pouco mais de força e tente novamente.
4

Faça desenhos na cobertura. Os desenhos devem lembrar conchas. Desenhe cuidadosamente sobre a cobertura utilizando um palito de dente limpo. As linhas devem ser profundas, mas não a ponto de ultrapassar a massa de cobertura ou mesmo a massa de pão.

  • O nome deste doce, “conchas” provém da palavra em espanhol. Assim, é importante que ele tenha essa aparência de concha.
  • Seja criativo. Tente imitar a aparência de uma concha de molusco ou algo parecido com um caracol. Se não estiver inspirado, faça apenas linhas cruzadas sobre a massa.
5

Deixe a massa descansar. Cubra afrouxadamente os rolos com um pano de prato úmido ou filme plástico. Coloque a massa de volta em um local morno e deixe crescer por mais 45 minutos.

  • Como antes, a massa deve quase dobrar de tamanho quando estiver pronta.
Parte4

Assando e Servindo

1

Pré-aqueça o forno em 190 graus Celsius. Para economizar tempo, comece a preaquecer o forno enquanto as conchas crescem.

  • O ideal é que o forno esteja pronto minutos antes da massa terminar de crescer.
2

Asse por 15 a 20 minutos. Coloque as duas formas no forno preaquecido, dispondo-as na grade do meio, se possível. Deixe as conchas assarem até que a massa adquira uma tonalidade dourada.

  • Trabalhe com cuidado quando for levar a massa ao forno. Se você mexer de forma descuidada com a massa, acabará fazendo com que murchem.
  • Preste atenção na cor da massa de pão (a base), e não na cobertura. Como a cobertura foi colorida com cacau em pó e corante, será mais difícil ver esta alteração de tonalidade nela. O escurecimento ficará muito mais explícito na massa de pão que não recebeu qualquer corante.
3
Deixe esfriar. Retire as conchas do forno e deixe esfriar por 5 minutos na assadeira. Solte-as da assadeira e leve a uma base vazada (como uma tela) para que terminem de esfriar.
4

Bom apetite! Neste ponto, as conchas já estarão prontas para serem servidas. Você pode comê-las ainda um pouco quentes ou esperar até que voltem à temperatura ambiente.

  • Se quiser guardar algumas para mais tarde, deixe esfriar completamente. Então, coloque-as em um recipiente hermético e guarde em temperatura ambiente por alguns dias.

 

Ingredientes
  • .
Imprimir ou Salvar
Esta Receita
Envie pelo
Whatsapp
Comente nesta receita

Busca

Novidades

Área de Assinantes

Meu Livro de Receitas
Faça o seu login abaixo para listar suas receitas

Esqueci minha senha
Quero me registrar

Categorias

Curta no Facebook

-->